domingo, 23 de novembro de 2014

Fugindo De Deus

RUTE 1:1-5

"1 E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; 2 E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali. 3 E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, 4 Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos. 5 E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido."

Fugir, escapar e se esconder sempre leva a vítima a um prazer momentâneo, mas no fim, um escape para apenas visitar a terra, resultará numa permanência enraizada de dez anos! Estigma do fugitivo: Elimeleque - meu Deus é meu Rei, não se comportou como tal, quando fugiu para Moabe (descendentes da filha de Ló: Gn 19.30-38)! Ele e Noemi permitiram que seus filhos casassem com Moabitas, contrário as instruções divinas: Dt 7.3; Ne 13.11; Nm 25.1. Noemi –
prazerosa, muito pelo contrário, ela insanamente confessou: “a mão do Senhor se descarregou contra mim!” Insistiu com Ruth e Orfa, por três vezes que voltassem para Moabe, mesmo sabendo que os seus deuses cometia os mais agravantes sacrilégios: adoravam ao deus Chemosh Nm 21.29), qual aceitava sacrifício humano (2 Rs 3.26-27) e encorajava a imoralidade (Nm 25.1).

Mas a graça de Deus é indizível, e a prova disso foi à aceitação da órfã Ruth. Quando lemos a genealogia de Jesus, em Mateus quatro, cinco mulheres estão ali presentes, algumas delas com vida moral questionável: TAMAR cometeu um incesto (Gn 38.3); RAABE era uma prostituta gentílica (Js 2.5); RUTH foi uma rejeitada Moabita (Rt 1.5); BATESEBA foi uma adúltera (2 Sm 11.3); Maria foi a mãe de Jesus, porque foi achada graça diante de Deus (Lucas 1.26-56). Uma família, que apenas planejou dar um giro em Moabe, resultou em dez anos de desobediência, que restou apenas em três pessoas frustradas e três sepulcros de Judeus em terra pagã! 

Mas “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia nos gerou de novo para uma nova esperança...” (1 Pe 1.3). 


1. Uma fuga impensada – havia fome, mas Deus estava alí: Rt 1.2; Lc 15.17 — “E, tornando em si, disse: quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de FOME”!

2. Um silêncio sepulcral – havia pão, mas Deus não estava alí: Rt 1.3-5; Pv 28.13 — “o que encobre a suas transgressões nunca prosperará”!

3. Uma decisão inteligente – Ruth veio, Orfa ficou: Rt 1.11-14: Sl 66.18 — “se eu atender a iniquidade do meu coração, o Senhor não me ouvirá”!

4. Uma bênção à espera dos nômades – Deus revela sua graça: Rt 2.3; Lc 15.32 — “Mas era justo alegramo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se” 

Fonte: Sepoangol World Ministries

Nenhum comentário:

Postar um comentário